O CICLO SUSTENTÁVEL
Entenda como funciona o ciclo sustentável que o chocolate Na'kau proporciona. A conexão entre as duas pontas, o produtor de cacau e o consumidor final.
O Na’kau atua fortemente para ligar as duas pontas da cadeia. O objetivo é valorizar e incentivar o produtor de cacau, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dele, proporcionar uma experiência saborosa e surpreendente ao consumidor final e mostrar como ao comprar um chocolate Na’kau, você financia o bem, financia quem precisa. O produtor extrativista de cacau.
O ciclo começa em 7 municípios do Amazonas com uma rede de agricultores extrativistas. Alguns jovens, alguns com mais de 30 anos de experiência e outros que trabalharam a vida toda com cacau. A relação amigável começa desde o primeiro contato. Todo produtor do Na’kau recebe um treinamento para melhor eficiência na utilização dos equipamentos também fornecidos pelo Na’kau como Tendal, Cocho, equipamentos para aferir a temperatura do cacau e etc.
Cocho - Onde fermenta o cacau - do Rodrigo (Manicoré, 2021)
O Chocolate Na’kau incentiva e motiva esses produtores a manterem seus postos como agricultores extrativistas beneficiando esse produtor com valores justos entregues diretamente para eles. Sem passar por corporativas, atravessadores ou intermediários, os produtores recebem valores que chegam a 120% acima do que o mercado remunera pelo kg do cacau no interior do Amazonas.
Essa forma de incentivo tem um único propósito, manter a floresta de pé. Enquanto o mercado do cacau está desvalorizado, pode ser interessante para alguns agricultores desmatar seu plantio de cacau para produção de monocultura ou pasto, pois a renda pode ser maior. No final das contas, o consumo do chocolate Na’kau conserva a floresta pois sem o consumidor, esse produtor não estaria produzindo cacau.
Está começando a entender o ciclo?
Aferidor de temperatura para garantir qualidade da fermentação.
Você está aqui!
Início do ciclo
Comercio justo
via Na´kau
Fabricação do chocolate em Manaus
Famílias
Produtoras de cacau
A safra que vai de Setembro a Fevereiro, traz para a vida desses produtores bastante trabalho com a colheita. Alguns desses produtores, no final da safra, podem chegar a colher o cacau em canos por conta da enchente no Amazonas. Com a vazante dos afluentes, os rios da Amazônia sofrem enchentes que chegam a invadir a casa dos produtores e suas plantações. O único lugar que acontece isso no mundo é na Amazônia e é desse cacau que surge o Chocolate Na’kau.
Seu Alexandre Pascoal em meio ao Cacoal alagado
Rio Madeira, 2018
Após a colheita, esse cacau é transportado por barcos recreios para Manaus, onde está localizada a fábrica do Na’kau. As amêndoas chegam secas e fermentadas e o processo bean to bar começa na fábrica com a torragem das amêndoas. Sem spoilers, você vai ter que ver na embalagem do chocolate todo o processo de fabricação dele.
Sacas de cacau do seu Raimundo Queiroz prestes a serem embarcadas
Após fabricação e embalagem dos chocolates, esse chocolate é distribuído pelo Brasil. Até chegar em você. Ao comprar, você não está comprando apenas uma barra de chocolate, você está comprando uma experiência de consumo. Você está conservando a floresta, melhorando a qualidade de vida desses produtores e ainda se deliciando com um ótimo chocolate. Orgânico, natural, vegano e Amazônico.
Novo Aripuanã, 2021
Estamos em pontos de venda como supermercados, empórios, lojas e restaurantes pelo país. Você também encontra os chocolates em nossa loja online que entrega em todos estados.
Confira nossas redes sociais no rodapé abaixo